Montes Altos – Em sessão ordinária realizada ontem (3) o vereador-presidente Cirilo Neres Cardoso (PTB) solicitou por meio de proposição que o prefeito Valdivino Rocha (PTC) encaminhe projeto de lei para doação de área para fins de loteamento urbano em Montes Altos.
Ele justifica que os lotes serão doados às famílias que foram “expulsas” de suas casas pela Fundação Nacional do Índio (Funai) em decorrência do processo de desapropriação da reserva indígena Krikati, em Montes Altos. “Essas famílias têm apenas trinta dias para deixar a área que pertence a reserva indígena, mas necessitam de apoio do poder público”, observou.
Cirilo Neres reitera ainda que o município coloque à disposição das famílias carentes transporte para que seja feita a mudança dos móveis e das benfeitorias dos lavradores. “Esse é um grave problema social, pois a Funai pagou indenizações consideradas insuficientes para custeio das famílias que foram retiradas de suas propriedades”, alega.
Em aparte, o vereador José Garibaldi (PMDB), líder do governo na Câmara Municipal, concordou que a prefeitura doe lotes às famílias para que não deixem o município. “Temos que sensibilizar os governos estadual e federal para que viabilizem recursos para construção de unidades populares que beneficiem essas famílias que deixaram suas casas por decisão judicial”, propôs.
Ele garantiu que conversará com o prefeito Valdivino Rocha com objetivo de discutir uma alternativa para resolver esse problema social que aflige dezenas de famílias carentes em Montes Altos. “Queremos fazer um apelo também aos nossos deputados estaduais e federais para que ajudem essas famílias que foram retiradas de suas áreas e agora estão sem-teto em Montes Altos”, finalizou.
