Jornal Tribuna do Tocantins

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Meio Ambiente prossegue com o programa de coleta seletiva de lixo

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), por intermédio do Setor de Coleta Seletiva, vem realizando desde março um trabalho de conscientização dos moradores sobre a importância de selecionar o lixo. Para tanto, uma equipe coordenada pelo professor Reynaldo Araújo Barreto vem realizando visita a condomínios, bairros, realizando palestras educativas nas escolas e universidades.

O projeto de coleta seletiva – de acordo com o titular da Sepluma, Enéas Nunes Rocha – tem como objetivo implantar na cidade a coleta de resíduos sólidos comerciais, públicos e domiciliares, a partir do desenvolvimento de subprogramas em diferentes segmentos sociais, de forma a criar, gradativamente, a cultura da separação e do destino correto dos resíduos sólidos urbanos.

A comunidade, de uma forma em geral, é o alvo desse projeto, como bem destaca Reynaldo Barreto. Para o chefe do Setor de Coleta Seletiva, a relevância de seu aspecto ambiental, no que diz respeito ao entendimento de que a reciclagem é o terceiro elo de uma rede de ações necessárias aos problemas dos resíduos sólidos no grande centro urbano de Imperatriz.

A equipe do setor iniciou o projeto com planejamento e implantação e buscou parcerias junto às empresas, universidades e entidades sociais para sua manutenção. Os gestores desse projeto visitaram condomínios, escolas, empresas, prédios públicos, firmaram parcerias importantes, como a celebrada com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis.

Visando implantar a coleta seletiva do lixo, a equipe visitou o Parque de Exposições, onde fez distribuição de folderes, sacolas e fixação de coletores. Da mesma forma organizou o material para o período do veraneio e realizou um trabalho de conscientização junto aos barraqueiros da Praia do Cacau.

Os gestores do projeto realizaram palestras com os moradores do condomínio Cristo Rei, com distribuição de material (sacolas e folderes), colocação de faixas, banner e blitz junto aos moradores que ainda não estavam engajados no projeto. Fez visita ainda aos condomínios Kairós e Vereda Tropical e Central Parque, onde explicaram aos moradores a importância do projeto coleta seletiva que foi abraçado por todos.
Fonte : Da Assessoria