Jornal Tribuna do Tocantins

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Riachos e bocas de lobo serão desobstruídos em Imperatriz

O secretário de Infraestrutura do Município, engenheiro civil Roberto Vasconcelos Alencar comentava com vereadores que na ocasião lhe faziam cobrança, que “se Imperatriz fosse uma fazenda, certamente seria a mais valorizada do estado em face a seu potencial hídrico, o que torna as suas terras férteis e produtivas”.

Roberto Alencar tem toda razão. A cidade de Imperatriz é cortada pelos riachos Cacau, Bacuri, Santa Teresa, Capivara, Riacho do Meio, entre outros menores. Essa constatação leva a crer que a cidade deve receber uma atenção especial por parte do poder público, para que não seja inundada durante ou depois de cada forte chuva.

Por esta razão, a prefeitura, por intermédio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra) têm procurado manter limpos os riachos para que possa dar vazão a água. Da mesma forma, tem constantemente limpado e desobstruído bueiros das ruas centrais com o objetivo de que esses não se configurem empecilho para o caminho das águas.

A Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma) tem procurado com suas equipes realizarem um trabalho de conscientização junto à população ribeirinha, para que não joguem lixo de espécie alguma dentro dos riachos para que estes não assoreiem (entupam) e venha inundar as casas dos próprios moradores.

Por sua vez, a Superintendência Municipal de Defesa Civil vem realizando também com suas equipes um trabalho de conscientização e de cadastramento dos ribeirinhos, bem como, vem monitorando as águas para, no caso de uma enchente, possa socorrer a todos os moradores atingidos, colocando-os em local seguro.

Desta forma, o secretário Roberto Alencar garante que a Sinfra vai continuar durante todo o período invernoso com o trabalho de limpeza dos riachos; de desobstrução das bueiras das ruas centrais, bem como, o serviço de tapa-buracos, nas ruas que necessitarem desses reparos. “A orientação do prefeito Madeira é que trabalhemos nesse sentido”, afirma Alencar.

Conscientização – Todas as ações desses órgãos do governo do município seguem criteriosamente orientações do prefeito Sebastião Madeira que busca a todo custo, tornar esta cidade mais bonita e mais humanizada. Como ele mesmo costuma afirmar, “uma cidade digna de seus moradores”.

Entretanto, por mais que se trabalhe esta conscientização, o que se constata, infelizmente, é que alguns moradores continuam a jogar entulho de toda natureza no leito dos riachos, assoreando-os e desta forma impedindo a vazão da água. Com isso, a cada forte chuva as águas transbordam e invadem as casas situadas em suas margens.

Morador da Rua Euclides da Cunha, bairro do Bacuri, João Ribeiro garante que já viu inúmeras vezes quando trabalhadores da prefeitura, num trabalho penoso e insalubre retiram do leito do riacho toda imundície despejada por estes moradores sem consciência. “Um mês depois, o riacho está do mesmo jeito, pois eles voltam a atirar o lixo no riacho”, lamenta.




Fonte : Domingos Cézar - da Ascom