Jornal Tribuna do Tocantins

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Prefeitura entrega 34 cadeiras de rodas a deficientes

Cadeirantes de João Lisboa, Amarante e Açailândia também foram beneficiados com a entrega


A Prefeitura Municipal de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou na ultima sexta-feira mais uma remessa de cadeiras de rodas, fabricadas sob medida, para atender cadeirantes de Imperatriz e algumas cidades da região.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde (Semus), Conceição Madeira, com a iniciativa, a Secretaria de Saúde cumpre relevante papel social ao atender a população com cadeiras de rodas especiais. “Foram entregues hoje 23 cadeiras adaptadas às necessidades de cada pessoa não só de Imperatriz, mas de cidades vizinhas como João Lisboa”, explica.

A secretária enfatiza que foram entregues ao todo essa semana, 34 cadeiras, solicitadas por meio do TFD (Tratamento Fora de Domicílio). “À medida que vão chegando as cadeiras, temos feito a entrega aos beneficiários. Hoje foram 23 mas já havíamos entregado outras 11 cadeiras no início da semana”, frisa.

Ela assinala que esse é um atendimento social de suma importância, compromisso da gestão do prefeito Madeira.

Presente no ato da entrega, o Prefeito Sebastião Madeira ressaltou que seu governo não mede esforços para melhorar a qualidade de vida da comunidade portadora de necessidades especiais entregando cadeiras de rodas fabricadas sob medida. “Quando podemos ajudar uma pessoa sentimos, como gestor público, bastante útil a sociedade de Imperatriz”, acrescenta.

O prefeito destaca que esse é um serviço importante para que o município cumpra seu papel de atenção à comunidade que necessita de atendimento especializado, “pois dá mais mobilidade e liberdade a quem tem dificuldade de se locomover”. “ Como gestor de Imperatriz, é gratificante ver as necessidades das pessoas sendo atendidas”.

Madeira fez questão de ressaltar como o processo de aquisição das cadeiras acontece, lembrando que não só a comunidade imperatrizense é beneficiada, mas pessoas de outras localidades, como Amarante, Açailândia e João Lisboa, por exemplo. “É um serviço transparente acompanhado pela associação, aonde a pessoa vem faz seu cadastro, tira as medidas e aguarda a fabricação da sua cadeira adaptada. Não tem apadrinhamento, nem pistolão”, ressalta.

Como funciona – A coordenadora do TFD em Imperatriz, Assistente Social Marlene Maranhão Diniz explica que o programa Órteses e próteses funciona através do TFD. “Vendo a necessidade do paciente, o médico especialista (fisioterapeuta ou ortopedista), acompanhado de um assistente social, preenche o laudo solicitando ao programa a aquisição de cadeiras, enviadas para a licitação e depois para a compra. Vale lembrar que as cadeiras são fabricadas fora da cidade, por isso a demora na entrega”.

A coordenadora falou também da satisfação de poder ajudar deficientes físicos através de seu trabalho. “Nos sentimos felizes porque estamos podendo ajudar a quem precisa do benefício”.

Segundo ela, essas pessoas precisam de cadeiras um mínimo confortáveis para se locomoverem, ir à escola a ate mesmo trabalhar.

Marlene Diniz lembra que além das cadeiras, a Semus adquiriu também 15 próteses mamarias que serão distribuídas às pessoas já cadastradas no programa, que apresentaram mediante laudo médico, a necessidade.



Comunidade agradece iniciativa

O Presidente da Associação dos Deficientes de Imperatriz (ADI), Sidney Gonçalves Amaral, enalteceu o trabalho da prefeitura, por meio da Secretária de Saúde Conceição Madeira. “È uma iniciativa muito importante do prefeito e da secretária de saúde de aproveitar os benefícios do programa Orteses e Próteses do Governo Federal e suprir a necessidade das pessoas que necessitam de cadeiras de rodas. Ficamos muito gratos pela força que a prefeitura está dando aos deficientes de imperatriz”, reconhece.

O Deputado Valdinar Barros que também acompanhou a entrega das cadeiras, afirmou que é um momento importante pra pessoa que tem vontade e disposição para se deslocar, mas que tem dificuldade. “No momento que o município oferece um bem tão precioso como a cadeira de rodas e possibilita ao deficiente se deslocar para onde quiser, garante o direito de cidadão”, destaca.

Segundo ele, ações como esta tem valor não só para a pessoa com deficiência, mas para quem cuida dele, para a família também. “Essa é uma atenção que leva ao atendimento do ser humano e de seus familiares, pois só sabe da dificuldade de cuidar de um deficiente quem convive com ele”, comenta.

Maria das graças Gomes Santos, mãe de José Regivam Santos, 23 anos, recebeu a cadeira pelo filho, que não pode comparecer a entrega por não ter até então como se locomover. “Agora vou poder levá-lo para a igreja, para a Apae, agora as coisas vão melhorar bastante para ele e para mim!”, comemora.

Francisco Medeiros , cadeirante beneficiado com a nova cadeira, conta que no cadastro feito pelo TFD todas as suas medidas, peso e necessidades estão detalhadas. Ele conta que se sente muito feliz, pois sua antiga cadeira já não suporta mais o peso de seu corpo. “com a cadeira nova, tudo ficará mais fácil”, diz.

A jovem Gilvana Luis Sales conta que já aguardava a cadeira há 3 anos, e com o cadastro feito no TFD da Semus, pôde receber sua cadeira. “Valeu apena esperar!”

Diná Alves da Costa, que esperava pela cadeira nova há dois anos, dá graças Deus pela doação, e que agora vai ter um mínimo de conforto para trabalhar e se deslocar. “Na gestão do prefeito Madeira o sonho em obter uma nova cadeira de roda virou realidade, podendo seguir a vida com maior comodidade. “A minha preocupação era quando saia de casa, e ficava com medo da cadeira quebrar no meio da rua, mas hoje estou tranqüila”, finaliza.
Fonte : Da Assessoria