Jornal Tribuna do Tocantins

sábado, 29 de janeiro de 2011

Alerta: secretária convoca população para combater o mosquito da dengue

Imperatriz - Com o período chuvoso é comum a proliferação dos focos do mosquito transmissor da dengue. Comparado aos “outros Janeiros” o número de casos em 2011 é pouco , mesmo assim, a determinação da secretária de saúde Conceição Madeira é para que a vigilância em saúde não meça esforços para identificar e eliminar possíveis esconderijos do mosquito.



Ontem, num rápido contato com a imprensa, a secretaria fez mais um apelo á população para que se junte ao combate ao Aeds aegypti. “ Estamos com os nossos agentes permanentemente no campo, mas é muito importante que a população também faça sua parte seguindo as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde” destacou Conceição Madeira.

“A dengue chega a matar, precisamos nos unir para manter o controle do mosquito em nossa cidade” completou a secretaria.

Conceição lembrou que enquanto alguns municípios brasileiros estão em estado de alerta com o registro de centenas de casos de dengue, o município de Imperatriz tem mantido o controle no combate ao mosquito e consequentemente da doença. “Estamos acompanhando de perto esses dados, nesse mês”

Para reforçar o alerta uma campanha publicitária foi lançada para chamar a atenção da população. “ Neste período de muita chuva precisamos redobrar a atenção e combater de forma eficaz o mosquito da dengue” reiterou a secretária acrescentando que para manter a cidade fora da lista de uma provável epidemia foram criados núcleos de educação em saúde – onde agentes e associações de moradores discutem as formas de combate a dengue.

Frente de Batalha

A coordenadora da Vigilância em Saúde de Imperatriz – Wyderlânnya de Aguiar Costa, ensina que o primeiro passo para se eliminar os “ ninhos do mosquito” é evitar água parada, “é em recipientes como: garrafas, pneus, jarros de plantas ou tampas de garrafas que os mosquitos se proliferam” disse a coordenadora.

Segundo ela a proliferação do mosquito Aedes aegypti “é muito rápida, por isso a importância da população ficar atenta para eliminar logo os recipientes onde eles se reproduzem . Em apenas 7 dias eles conseguem voar e colocar em risco a população.

Uma outra frente de batalha montada para o enfrentamento do mosquito , segundo Wyderânnya nesse tempo de chuva são os Pontos Estratégicos – (PE) instrumento de ação pelo qual equipes de controle visitam lixões; cemitérios, e empresas de ferro velho com o intuito de manter o controle do mosquito.

Wyderlannya disse que nas duas últimas semanas os agentes estiveram visitando os cemitérios da cidade (Campo da saudade, Cafeteira, Santo Antonio e Jardim das Rosas) e as empresas de ferro velho da cidade. Ela disse que é comum encontrar focos dos mosquitos em coroas, vasos de plantas, túmulos e em peças de automóveis que ficam expostas nas oficinas.

Além das visitas aos bairros, a Vigilância em Saúde mantém o LIRA -Levantamento do Índice Rápido do Aedes. Através do LIRA é realizado junto aos bairros com maior índice de infestação do mosquito.

Em Imperatriz a maior incidência do mosquito vem sendo registrada no centro da cidade.

Fique atento e ao apresentar os sintomas a baixo procure o posto de saúde mais próximo de sua residência.




Fonte : Da Ascom