Jornal Tribuna do Tocantins

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Setran quer desafogar trânsito no centro

Secretário José de Ribamar Alves Soares / SETRAN

Para isso o secretário pede a compreensão de motoristas e motociclistas


A Secretaria Municipal de Trânsito esforça-se para melhorar o trânsito nas proximidades do centro comercial de Imperatriz que nos próximos dias tende a ficar mais intenso. Avenidas como a Getúlio Vargas, Dorgival Pinheiro e Luis Domingues estão com seus estacionamentos completamente tomados por carros e uma infinidade de motocicletas.

Como se não bastasse, ciclistas e motociclistas trafegam perigosamente entre veículos de todos os portes, bem como carroças que colaboram ainda mais para complicar o trânsito. “Todos querem estacionar nas proximidades do centro comercial para realizarem suas compras”, afirma o titular da Secretaria de Trânsito e Transportes, José de Ribamar Alves Soares, o Cabo Jota Ribamar.

Para o secretário é necessário haver uma compreensão por parte de motoristas e motociclistas no que diz respeito a estacionamento. “Existem horários que fica impossível estacionar nas avenidas centrais o que obriga os condutores a procurarem as ruas transversais como a Benedito Leite, João Lisboa, Antonio Miranda, ou mesmo a Coriolano Milhomem, onde existe bastante espaço”, afirma Cabo Jota Ribamar.

O secretário explica que a prefeitura, por intermédio da Secretaria de Trânsito, vem procurando eliminar, ou pelo menos, minimizar a situação do trânsito na cidade. “Para tanto, o prefeito Sebastião Madeira vem abrindo novas ruas e avenidas, a exemplo da Santa Teresa e Leôncio Pires Dourado, com o objetivo de dar vazão ao trânsito, a partir do centro rumo a BR-010”, afirma o secretário.

Outro problema apontado pelo secretário é a “privatização” de estacionamento por parte de alguns lojistas, que demarcam terreno com cones e disputam espaço como todos, inclusive com flanelinhas. A Secretaria de Trânsito, segundo Jota Ribamar, vem procurando eliminar com esse problema que ele considera incoerente, uma vez que eles próprios ocupam o estacionamento que pode ser usado pelos consumidores.

Fiscalização – Cabo Jota Ribamar informou ainda, que os guardas de trânsito da Secretaria, como apoio de homens da Polícia Militar vai manter a fiscalização no sentido de não permitir o transporte de passageiros por veículos que não estejam regularizados. Nos últimos dias, vários taxistas do denominado táxi lotação foram detidos porque não estavam em dias com seus alvarás de funcionamento.

Além do mais alguns deles trafegam pelas principais ruas e avenidas disputando passageiros com os ônibus, estacionamento em lugares indevidos, o que aumenta ainda mais o frenesi no trânsito. Mas não são apenas os taxistas de lotação que serão penalizados, outros condutores que trafegam irregularmente também serão fiscalizados e, se estiverem à margem da lei, terão seus veículos recolhidos.
Fonte : Da Assessoria