Jornal Tribuna do Tocantins

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Prefeito homenageia alunos da rede municipal destaques da VI Olimpíada Brasileira de Matemática

O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, recebeu ontem pela manhã em seu gabinete, alunos da Rede Municipal de Ensino que foram premiados na VI Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2010). Os alunos estavam acompanhado dos pais e dos diretores da escolas onde estudam.

Com o tema ‘Somando novos talentos para o Brasil’, alunos de escolas públicas de todo o país participaram respondendo aos desafios propostos. Cincos alunos de Imperatriz se classificaram entre cerca de 20 milhões e alcançaram boas colocações na competição. O prefeito de Imperatriz e a secretária adjunta da Educação, Marinalva da Silva; conferiram aos cinco alunos Certificado de Honra ao Mérito pela participação e premiação na VI OBMEP.

O aluno Daril de Deus Sousa Henrique (Escola Municipal Santa Laura), que recebeu medalha de Bronze em 2010 e menção honrosa em 2009 e os alunos Breno Sampaio Sousa (Escola Santo Dumont); Guilherme Oliveira Silva (Escola Princesa Izabel); Nayara Stefanne Nunes Aragão (Escola José de Alencar) e Osmarina Varão da Silva (Escola Marechal Rondon), que receberam menção honrosa em 2010, foram parabenizados pessoalmente pelo prefeito pelos bons resultados obtidos nacionalmente.

Na ocasião, Madeira declarou sua alegria com o reconhecimento do esforço dos alunos e professores do município de Imperatriz, através da VI OBMEP. “Este é o resultado de esforço, talento e dedicação, estes alunos participaram e foram premiados em uma competição nacional, isso mostra o valor dos nossos estudantes. Alunos de todo o país disputam na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e esses cinco alunos da Rede Municipal de Ensino de Imperatriz conseguiram um brilhante resultado, estando entre os primeiros do Brasil”.

Parceria família e escola - Madeira ainda afirmou que para a educação ter bons resultados é imprescindível a participação da família. “Por trás de um aluno dedicado sempre tem um pai e uma mãe que acreditam em educação, por isso agradeço à família de cada um desses estudantes e aos gestores escolares que os acompanham”.

Francisco de Deus é professor da Escola Municipal Santa Laura e pai de Daril, um dos homenageados e premiados, aproveitou a oportunidade para agradecer o bonito gesto do prefeito. “Quero cumprimentar o prefeito Madeira por este belo gesto. Falar de felicidade nesse momento é o mais importante. Sou um homem, um profissional e um pai feliz e isto se reflete na educação dos meus três filhos. O Daril é um exemplo, é esse sucesso, ganhou em 2009 menção honrosa na OBMEP e agora em 2010 recebeu medalha de bronze”, comemora.

Daril de Deus Sousa Henrique, 14 anos, fez questão de declarar sua emoção em um momento tão importante para sua vida.

“Quero principalmente agradecer à Prefeitura por esse incentivo. O incentivo aos alunos é bom porque significa não só que a gente ganhou e o desejo pessoal de ganhar, mas de termos conseguido chegar onde muitos não conseguiram. Hoje estamos sendo reconhecidos por termos chegado lá. Se antes os alunos de Imperatriz não conseguiam e hoje conseguem, significa que algo está mudando e melhorando, são benefícios na área da educação. Nós somos exemplo que quando queremos e temos o apoio conseguimos chegar bem mais alto como na Olimpíada de Matemática”, relata.

Sobre a OBMEP

Organizada pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); a OBMEP é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.

A OBMEP tem como objetivo estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas motivantes, que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.

A olimpíada teve sua primeira edição em 2005 e cresce a cada ano. Em 2009, mais de 19 milhões de alunos se inscreveram na competição e cerca de 99% dos municípios brasileiros estiveram representados.

Na última sexta-feira (10), o aluno Daril de Deus Sousa Henrique (Escola Municipal Santa Laura) e Ronaldo Silva (Escola João Silva) receberam certificados de menção honrosa por sua participação na OBMEP/2009.

A Cerimônia Regional de Premiação da V Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP/2009), ocorreu no auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) em Imperatriz e contou a presença de Glauco Almeida de Melo, coordenador regional da OBMEP; Isaura Silva, representando o IFMA e Maria Arlete Carvalho, gestora da Escola Santa Laura.

“A OBMEP tem como objetivo promover o estudo de matemática nas escolas públicas, contribuir para a qualidade da educação pública, identificar jovens talentos e dá-los novas oportunidades de ingresso em estudos e pesquisas científicas”, esclareceu Glauco Almeida de Melo, coordenador regional da OBMEP em Imperatriz.
Fonte : Da Assessoria