Jornal Tribuna do Tocantins

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

João Lisboa comemora hoje 49 anos

Emiliano Menezes / Prefeito de João Lisboa

Prefeito Emiliano Menezes entrega hoje, às 21h, a comenda Joaquim Gameleira


João Lisboa – Extensa programação será realizada hoje (22 de dezembro) pela Prefeitura Municipal em comemoração aos 49 anos de emancipação político-administrativa da cidade de João Lisboa (12 km de Imperatriz). A informação foi prestada à reportagem pelo prefeito Emiliano Menezes.

Ele garantiu que a gestão municipal empreende esforços para retirar o município da inadimplência na Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A meta, diz o prefeito, é consolidar a assinatura de convênios para investimentos em obras de infraestrutura na cidade de João Lisboa.

Emiliano Menezes anunciou que, em parceria com o governo do Maranhão, pretende executar obras de bloqueteamento na Vila Emiliano, quadra poliesportiva coberta no bairro Cidade Nova, revitalização do balneário do riacho Murajuba, e bloqueteamento de ruas da Vila Sálvio Dino.

“Temos esperança que com a eleição dos nossos candidatos, possamos viabilizar convênios para melhorar a qualidade de vida da comunidade joãolisboense”, declarou o prefeito Emiliano Menezes, que convida a comunidade a participar a programação comemorativa dos 22 anos da cidade.

O vereador-presidente João Menezes Santana Filho destaca o aniversário da cidade que nestes últimos anos destaca-se pelo crescimento econômico e os investimentos que estão sendo realizados pelo poder público na melhoria do bem-estar da sociedade. “Temos feito o nosso papel aprovando projetos, indicações e realizando audiências públicas”, disse.

João Menezes, que deixa no final deste ano à presidência da Casa de Leis, faz um balanço positivo das atividades, das lutas e conquistas em benefício da comunidade joãolisboense. “Fizemos e vamos continuar fazendo muito mais pela nossa gente”, disse.

Já a vereadora Sônia Mota, presidente eleita para o biênio 2011-2012, destaca o compromisso de trabalhar em parceria com o Poder Executivo em prol do desenvolvimento da cidade de João Lisboa.

“Queremos o progresso e o desenvolvimento, vamos trabalhar na consolidação de projetos e indicações que resultem em benefícios diretos à população”, garantiu a presidente eleita.

Programação

A festa em comemoração aos 49 anos da cidade de João Lisboa terá início com alvorada de fogos, campeonatos de futebol, jogos e brincadeiras, e à noite grande show com a Banda Baetz, na Praça do Mercado.



Conheça a história de João Lisboa

Em decorrência do desbravamento da parte Oeste do estado do Maranhão, fez-se surgir em 1930 um pequeno povoado “Gameleira”, na área de abrangência do município de Imperatriz. O primeiro morador a dar início ao processo de povoamento, foi o senhor Joaquim Alves da Silva, que pelo fato de construir o seu barracão nas proximidades de uma grande arvore de gameleira, aquele morador ficou conhecido como Joaquim Gameleira. Foi também da grande árvore que se originou o nome do povoado.

O desmembramento de Imperatriz e a elevação do povoado à condição de município, ocorreu no dia 22 de dezembro de 1961. A então Gameleira passa a chamar-se João Lisboa, em homenagem ao escritor maranhense, João Francisco Lisboa.

A instalação do novo município e a posse do seu primeiro prefeito, Nestor Gomes de Abreu Milhomem, aconteceu no dia 22 de dezembro de 1961 exatamente seis dias após a sua criação. A ata de instalação lavrada pelo escrivão e tabelião Antenor Bastos, de Imperatriz, revela que a solenidade ocorreu no prédio onde funciona a prefeitura municipal, na rua Newton de Barros Belo Filho (hoje avenida Imperatriz). A referida cerimônia de instalação foi presidida pelo então segundo suplente de juiz de Direito da Câmara de Imperatriz, Raimundo Herênio Ribeiro (falecido). Presentes na época o Deputado Estadual Adail Carneiro, representando o governador do Estado. Mais o presidente da Caixa Econômica o Deputado Estadual Newton de Barros Belo Filho, o Tenente PM Riod Ayob Jorge, representando o Secretário do interior, Justiça e Segurança, José Ramalho Burnett hoje Deputado Federal, Manoel Ribeiro presidente do diretório do Partido Social Democrático em Imperatriz, Levegildo Freitas da Silva, Promotor da justiça da Comarca de Imperatriz, além de outras figuras de representatividade na vida social e política imperatrizense e da cidade que se instalava.

A cidade de João Lisboa fica a 12 quilômetros de Imperatriz e a 650 de São Luís. É interligada ao sistema rodoviário nacional pelas rodovias Pedro Neiva de Santana (Imperatriz), pela Açailandia, Santa Luzia e pela Belém Brasília (BR 010). Mais de 50 quilômetros do município são hoje cortados pela Ferrovia Norte-Sul. Um dos marcos de inauguração dessa ferrovia, a administração federal José Sarney, fica perto da cidade, no lugar chamado Pé de Galinha.



Fonte : Gil Carvalho